Fotos por Julio Cesar

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Amor e Paixão - ...não, não estou em Páris...isto é São Paulo.

São Paulo - testemunha do Amor.
"...é sempre lindo andar...na cidade...de São Paulo..de São Paulo..."

(fotos: Julio Cesar. As fotos não receberam nenhum tratamento -ainda!rs...-)



Domingo. Sol. Tarde linda. Um pedido para sair em busca de 'olhar' para minha cidade. Trago aqui algumas das fotos que fiz neste último domingo, daquela que é a mais paulista das avenidas paulistas: Av. Paulista.

Em tardes de domingo, em nada lembra o frisson dos dias úteis.

Pessoas de todas as idades, culturas e condições socio-econômicas, ainda que no entorno, as opções de lazer não tenham preços populares. Também econtro de nacionalidades se dão pelas calçadas da charmosa via urbana paulista. Seus prédios comerciais parecem estarem em espreguiçadeiras a descançar do movimento humano que comportam diariamente.

Entre feiras de antiguidades (no Masp), de Animais (em um imóvel tombado) e Artesanato e Diversos em frente ao parque Trianon (um reduto arborizado reservado na Paulista por sobre a Av. 9 de Julho, e outra em um shopping à esquina da Av.Paulista com outra famosa via que é a Augusta, casais homo ou hetero-sexuais desfrutam deste espaço. Idosos ou crianças em bicicletas aproveitam o contigente reduzido de pessoas nas calçadas. Estilos diversificados de moda roçam ombros, com eduação, respeito e cordialidade independente das diversidades que constituem os transeuntes.






A arquitetura na avenida é impressionante, com as fachadas envidraçadas que refletem com vida os prédios vizinhos.





Avenida Paulista



A tarde ensolarada exigiu que eu me posicionasse a sombra para figurar-me na foto, sem olhos franzidos e boca torcida.








Deste ponto, à esquina da Av. Consolação, observa-se sua longa extensão, não registrável na foto.




Vão que revela a passagem da Avenida que dá acesso a duas outras avenidas, fazendo a interligação.



A soberania da Avenida com a forma inusitada de informar o nome das vias: Totens verticais.




Os reflexos de fachadas frente a frente são uma constante...e permite brincar com a ilusão.


Nâo se tratam de micros prédios dentro do Banco da Argentina!



A possibilidade fez com que a criatividade de alguns arquitetos brincassem com o efeito. Neste prédio, como uma 'mascara', quadrados formam desenhos que sobrepoem-se aos reflexos.






No Conjunto Nacional, outro Ícone paulista ao lado de edifícios como o Copam, possuí, em sua área do piso térreo, um espaço voltado para a cultura, em que esposições acontecem por todo o ano.
Aqui, uma escultura de Dom Quixote e Sancho Pança.



Um bom exemplo a estar no Íris, em que conceitua um novo olhar.

A escultura é totamente reciclada...ou seja, os materiais usados provém das mais deversas fontes e contextos de utilização.

O casaco de Sancho, feito de tampinhas de garrafa, e os grandes botões, de fundo de latinhas.



Em close, peças que perfazem a estrutura do cavalo de Dom Quixote.



Teclados, carcaça de furadeiras, celulares...fora do contexto original agora são o 'couro' branco do cavalo.



Saguão do Edificio do Conjunto Nacional.

Dom Quixote. Feito de latas de refrigerantes.




Uma exposição que mereçe um post único:
Rubens.
Um artísta fantástico que viveu entre os séculos XVI e XVII.



A "avenida adormece".
À esquerda, acesso ao subterrâneo do Metrô.



Flagrante do cruzamento da Rua Augusta. Coletivo que vai...coletivo que vem.



Avenida 'liberada'!.




Rua Augusta. Domingo de Final de Copa do Mundo. Ruas quase deserta. Habitadas por aqueles que buscam outra forma de lazer, que não as massificadas.
Uma de suas principais e mais famosa transversal: Rua Augusta. Na foto, a ladeira em direção ao Jardins... em que Playboys ao fim dos anos 60 início dos 70 desciam em seus onstentadores veículos, fossem motos, carros...entre esses os conversíveis.

Espaço/tempo que ficou registrado em canções da jovem guarda.

São Paulo...cidade que amo...

"Tanto quanto amaria a qualquer outra do Brasil, foste essa minha cidade natal.
O que me cabe ainda a amar como cidadão brasileiro, detentor de nossa vasta e rica cultura...diversa...diferenciada...digna para ser vivida e apreciada. "(este trecho foi editado. Acrescentado no dia 2 de agosto)

Ver o que enxergamos é um estado de espírito e consciência. Perceber o que se move, ainda que pareça estar parado.

Um domingo com uma energia não tão diferente de todos os outros domingos, e também os dias de semana. Potencializado sim... como sempre o é quando os sentimentos que nos embasam afloram, são alimentados.

Amo. Como é bom amar.Tenho vontade de sair e gritar ao mundo... e a "Cidade", minha fiel confidente; sentar em qualquer mesa a regar-me por alguma bebida...ou consumir passos por suas calçadas e deixar que leia meu pensamento, ouça meu coração, sinta minha respiração...eu, sem medir metros ou kilometros, sem medir suas luzes, que se murcham não por deterioração, mas para o descanso do dia que virá e até lá, neste aguardar em caminhar, da artificial (luz)aproveitar...[ah..acompanhado] ora um abraço... um beijo... um virar-se um para o outro quebrando a rotina do andar... freando o movimento do universo. Sim...a grandeza que nos invade sugere que temos esse poder...

Ah..minha "Cidade"... irmã, amiga, mãe, conselheira, companheira. Em teus ombros já me 'escorei', em teus braços já solucei, em olhos mareados. Em teus cantos, becos... busquei refúgio quando não mais queria ver ninguém. Seu acolhimento me ergueu. Solidificou-me. Deu-me forças para continuar acreditando... na vida... nas pessoas.

Em ti pela primeira vez encontrei e descobri a natureza... e venho em ti descobrindo a minha. Nessa 'parceria' para além de 4 décadas, 'mostrou-me' que não devo importar-me com as tristezas...afinal, elas passam sim...e muito mais rápido do que pensamos passar as alegrias. Assim 'você' me ensinou a ter olhos para ti...para tudo que tens, para tudo que em ti habitas, para tudo que em ti se ergue, surge, nasce. E a cada dia tens feito nascer uma nova pessoa que deixa o passado (não sem refletir sobre ele) vive e transforma o presente, esperando que o melhor está sendo feito para a construção do futuro.

Sim...amo. Meu amor de hoje não é o de ontém...e o de amanhã não será o de hoje... mas o amanhã é incerto, pois está por vir. Minha "Cidade"... tens me criado capaz de ser feliz e apaixonado. Obrigado.

10 comentários:

  1. São Paulo é invejável porque é capaz de te abraçar e ser cúmplice das tuas batalhas...

    Adorei o casaco do Sancho... pesadinhoooooo, não?.....rs

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  2. Julioo!
    =)
    Parabens pelo amor q tens ao chão q te acolhe, te dá vida.
    Bravo!... à cidade q lhe sustenta, dando abrigo merecido, e sempre um norte preciso aos teus ideais!

    Moro numa cidade interiorana de Goiás, c/um progresso latente e um clima delicioso. O ar é bem puro e o vento vive beijando meus cabelos...rs
    Me divido entre o bicho urbano q gosta do barulho(as vzs) e lazer de sobra, e a menina de olhar curioso q observa a estranheza das corujas rondando minha calçada no cair da noite!

    Adorei as fotos!
    =)
    kis

    ops!...
    mais um "s"

    rs

    ResponderExcluir
  3. Julio, amei ver estas fotos, até porque uns dias atrás estive a fazer este mesmo passeio teu...fui visitar uma amiga, que mora na Nove de Julho com minha família e andamos por estes mesmos caminhos...linda a Paulista... tirei também umas fotos no Trianon...esta é a Beleza de São Paulo...fiquei encantada com um casarão antigo que vi nela também...
    Legal você postar um pouquinho da riqueza cultural de São Paulo...uma cidade que tem um pouquinho de tantos países...
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Olá, Julio!

    Que domingo bonito, um passeio pelas ruas paulistas e um mergulho nas emoções, pelo que vi nas entrelinhas.
    Domingo tem bem esse perfil, notou? meio deserto, mas não vazio...ensolarado pelos sentimentos que refletimos no peito...lúdico, a brincar com paisagens internas...um cheiro de avenida por onde desfilam os pensamentos, tantos....o domingo do solo que germina a semente do bem querer. Viajei nessa avenida...rsrs

    Bjo carinhoso, menino sumido!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh..que demais 'encontrar' minhas amigas queridas por aquiii....
    Quero aproveitar para reinteirar que estarei respondendo a todos os comentários (inclusive os que 'ficaram' lá atrás). O 'pouco' tempo de web(algo como 2 ou 3 horas quando entro) tem me limitado, pois como sabem, leio...leio sim a tudo que é escrito e só assim eu me integro e respondo ou comento.

    (...)

    Oi M, sim...acredito que seja pesadinho...rs...seria bom que essa escultura permanecesse por mais um tempo!
    Sim...a cidade é viva...pela vida que em mim age e a ela observa.
    bjs

    ------

    Oi Liza
    A cidade é um barato sim...que bom que gostou das fotos, e pena que não pude aguçar o colorido..na verdade, foi o anseio em postar!rs...mas vou trocando aos poucos, prometo...
    também gosto do interior e de tudo que ele possibilita...a alguns anos atrás eu viajava todos os finais de semana para um e só voltava na tarde de domingo.
    Coruja?...minha amiga... sou previlegiado...tanto pelo que aparece em meu quintal (beija-flores, aquele outro-é eu não lembro o nome agora..kkk...- que o pardal da comida na boca...) e...na praça proximo de casa..acredite: Coruja! Aqui ainda tem resquicios da mata atlantica..e sua fauna (ha-ha-ha...-bem pausado-...em um parque, no Morumbi...pica-paus...
    há um lugar onde o por-do-sol é explendido (para uma capital, principalmente) que é a praça por do sol, facil de ver fotos na web.

    ...mas entendo quando diz ceder aos encantos de vento que beija os cabelos.(aqui...o vento costuma ter fuligens de asfalto...rs...)

    kiss pra ti.

    ah..com mais um s. rs...3 para dar sorte.

    --------------

    Oi Valeria...
    Puxa, que legal ter vindo aqui...porque acaba tendo uma impressão mais própria sobre o que dela, a cidade, eu escrevo e exibo.
    Sim, o Trianon é um dos parques/praças muito bonitos...mas...não o mais...e o destaque dele fica por conta do ponto em que está inserido. Ibirapuera e Vila Lobos são destaques mais louvaveis, em se tratando de parques.

    São Paulo que tem um pouquinho de muitas outras...ããã...ok, Madri, Londres...e tal...são mais antigas...
    Mas...para eu, paulistano, nascido em uma maternidade que também se chama São Paulo, Vejo São Paulo com muita personalidade. Vejo São Paulo e não nela o reflexo de outras. Cidade nascida e desenvolvida fruto de miscigenações, dos sem numero de imigrantes que chegaram e continuam a vir (e não como acontece nas 'outras' em que os imigrantes surgiram após seu desenvolvimento). Assim, bairros como os Italos: Mooca, Bexiga, ou o Nipônico: Liberdade, surgiram como parte de uma cidade e não na tentativa de reproduzir algo. Os grandes chef´s brincam com a culinária também miscigenando iguarias, condimentos e temperos. No artesanato, na arte, na musica, São Paulo fala sua lingua, com seus chorinhos e samba (sim, ao contrário do que se pensa atribuindo ao carioca o 'valor' do samba...muito aqui se fez por esse ritmo).
    Ah...acho que já estou sendo por demais enfadoooonho, meu deus...
    resumindo...

    Toda essa vida que disse e digo de São Paulo, é porque pratico o que propus lá no primeiro post de vendo e sentindo e Iris...ter um olhar diferente. As pessoas são a vida de uma cidade..e está responde da mesma forma...é preciso haver ouvidos e saber escutar, olhos e saber enxergar, sentimento e sentido e saber sentir.
    Beeeijo..e obrigado por passar por aqui, sempre com comentários bonitos, doce em elogios e pela paciencia em me aturar!kkk
    Se entrar para o blogger um dia...informe, será um prazer retrubuir suas participações.
    Julio

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise...tudo bem?...pois é..e não encontrei uma taverna para suco!rs...
    férias..sem note...sem web... sabe o Tom Hanks em Naufrago,? com um monte de coisas como fitas vhs, aparelhos eletricos, patins para o gelo...e estando em uma ilha tropical...isolada de tudo. E sem energia eletrica...
    Como disse no comentario acima, meu 'pouco' tempo de incursão pela web (2 a 3 horas) quando ocorre, é...publicar comentários pendentes (preciso le-los), ler email´s, blogs comerciais e idem para contatos...ler ao menos um post e de no minimo um amigo(a) aqui da rede...para comentar...e sabes que não comento sem ler...e também...que passo lá no Tecendo...ainda que não com a mesma veemencia dos tempos de pré-férias!
    ai...que sede....rs...
    bjs Denise...oh, tá vendo quanto já escrevi por aqui...agora é correr para os blogs...ih, não...quero ver se vejo um pouco da reforma do Salão de Festas...
    bjim...to indo.
    Julio

    ResponderExcluir
  7. Julio Cesar, quanta gentileza a sua em responder aos comentários dos(as) amigos(as)...fiquei contente em ver a minha querida amiga do coração Denise aqui também...
    Adorei suas palavras, longe de ser algo cansativo...vejo o Amor que você tem por sua cidade, e isso é lindo...quem dera encontrássemos mais pessoas assim.
    Querido, eu tenho blog no Blogger sim, é que não aparece quando clica na foto em seguidores...se quiser conhecer meu espaço, ficarei muitíssimo feliz...

    dolcealgodao.blogspot.com/

    Tenha um maravilhoso final de semana!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Julia Cesar, que belas fotos de São Paulo, a cidade até parece outra, mais bela - calma e tranquila .
    Que pena que não é assim durante a semana... Não querendo acabar com todo teu romantismo, mas já acabando (rss) estive em Sampa ontem à tarde, um horrorrrrrrrrrrr pra eu que moro no mato e o máximo que ouço aqui são os cantos dos grilos e pássaros...
    Transito infernal, caminhoneiros e motoqueiros mal educados, poluição química e sonora... Sempre volto com uma terrível dor de cabeça e minhas vias áreas congestionadas... Quando nos mudamos aqui na região no inicio da década de 90, chegávamos à SP tranquilamente em 20 mts/meia hora, ontem levei 2:30h pra chegar ao meu destino.

    Mas apesar de tudo isso, eu tbm amo esta cidade... Este teu post me fez lembrar Caetano, com e sua declaração de amor às avessas pela cidade... Esta cidade é assim: a gente ama e odeia tudo ao mesmo tempo.
    Creio que tenho que ir mais vezes aos Domingos, como vc fez...

    Belo Post, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Passei essa semana no Conjunto Nacional e adorei as esculturas. Por lá também tem um cigarro enorme feito apenas de pontas de cigarros de verdade. Não sei se viu, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. Oi Julio Cesar, sou amiga da Sueli Gallaci, ela me indicou o teu blog... Adorei!

    Ainda sou novata, espero tua visitinha lá no meu "PLANTANDO FLORES"

    Todo meu carinho
    Jô Rodrigues.

    ResponderExcluir