Fotos por Julio Cesar

segunda-feira, 25 de junho de 2012

UMA PITADA DE BELEM - PA

ao sabores da cozinha do restaurante Capone.

QUEM CHEGOU NO PARÁ...PAROU.

Olá, venho hoje compartilhar um pedaço de nosso país. Não um pedaço... um pequeno pedaço, até porque, este é o segundo maior pedaço do nosso território. Estou falando do Pará. Localizado ao norte no país, Brasil,  o Pará é possuidor de uma culinária excepcional, não apenas por constar suas raízes indigenas, mas pelo sabor e propriedades de seus pratos. Com a necessidade de ingredientes frescos, típicos da região, a culinária paraense não é facil de ser obtida em regiões mais distantes, principalmente ao sul e sudeste, justamente pela temperatura dessas regiões. São Paulo é uma cidade cosmopolita, e que tudo tem proporções gigantescas, como mostrou reportagem de um canal de televisão neste domingo, 24 de junho.
Particularmente, amo São Paulo, apesar de não verificar nela, qualidade de vida saudável.
Mas voltando ao Pará, temos a chegada em Belém, sua capital, magnifica.


A avenida que dá acesso ao aeroporto internacional leva meu nome: é a novissima Julio Cezar.


Coincidentemente, foi de minha primeira visita que o aeroporto internacional, então Val de Cans (como ainda é conhecido), passou a se chamar Julio Cezar Ribeiro, em homenagem ao famoso aviador paraense, que estabeleceu recordes em nossos céus (enquanto Dummont o fazia nos céus da Europa). É de Julio Cezar o primeiro voo de Balão em nossos ares.


O aeroporto é belissimo, salvaguardando suas dimensões se comparado com Guarulhos, por exemplo.
Belém é banhada pelo encontro das foz das aguas do rio Guamá e rio Acará, formando a Baía do Guajará.
Baia está que confere um esplendoroso por-do-sol. 
Nela também percorrem entre outros os barcos de turismo, animados ao som do carimbó.



A frente dessa baia, temos a Estação das Docas. Um complexo que consistia o antigo porto de Belém e que teve restaurado seus galpões transformando-os em áreas culturais. A saber:

  • O Armazém 1 Boulevard das Artes
  • O Armazém 2 Boulevard da Gastronomia
  • O Armazém 3 Boulevard das Feiras e Exposições


Para saber mais clique aqui.

O complexo mantem os guindastes utilizados a época e que forma uma bonita paisagem para quem desfruta do passeio por suas instalações.


Inaugurada em 13 de maio de 2000, a Estação das Docas é um dos espaços que mais refletem a região amazônica. Referência internacional, o complexo turístico e cultural congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros. (fonte: Winkipedia)


As margens da baia 
sob uma coberta armada
 a área de alimentação disponibiliza um agradável espaço ao ar livre.




Em seu interior, corredores cobertos por estrutura translucida interligam os armazéns.


No espaço Gourmet, palco rolante abriga músicos que conduzem o som ambiente aos finais de semana.
Abaixo, o quiosque da Cairu, uma sorveteria regional de alta qualidade.


Para os amantes da cerveja, o visitante não pode deixar de conferir a Amazon Beer. A boa linha de produtos da regional Cerpa (em especial a Tijuca) divide com essa marca o paladar dos cervejeiros. 
Na verdade, a Amazon Beer não ataca o mercado com a ambição de uma grande cervejaria em quanto a amplitude de consumidores, mas, a Amazon se destaca pela utilização de ingredientes regionais na composição de suas cervejas, como o bacuri. 
Artesanalmente, a cerveja é produzida ali mesmo, nas instalações da Estação,
 em que 5 tipos especiais de cerveja são oferecidos em tulipa, canecas... 
e nos hipermercados da cidade também pode-se encontrar na forma de long neck´s.




Na minha ultima estada
 tive o prazer de uma escolha iluminada 
ao optar por conferir as delicias do restaurante Capone,
também localizado na Estação.


Claro que não poderia deixar de fora o Açaí, que em nada é similar a qualquer outro encontrado em outra região do país.


Diferentemente, aqui o Açaí faz parte da refeição. É a refeição. Consome-se com o prato da refeição, e não como um complemento energético, suco, sobremesa, como fazem ao sudeste/sul em que granola, leite condensado entre outros, são acrescentados. 
Esta é uma verdadeira Heresia para o paraense. 
Algo como preparar uma refeição com carne bovina para um indiano, ou pizza doce para um italiano, ou talvez um acarejé com massa de coxinha ou ainda um acarajé doce! já imaginaram?
Entre os bons complementos para o açaí, claro, está a farinha de mandioca, seja ela em que forma for.


O Capone oferece um vasto buffet que forna impossível não cometer o pecado da gula. 
A destacar: Arroz paraense, maniçoba, Filhote na crosta, filhote no creme com camarão...


...e frutos do mar em composições outras, juntamente com as frutas regionais compondo as ja conhecidas receitas, como salda de frutas, maionese, etc.

Se não conhece Belém, acrescente esse destino em sua próxima viagem. Se já conhece, mas não teve o prazer de ir até a Estação, não perca a próxima oportunidade.
(para não fazer sofrer, poupei de falar 
das sobremesas que acompanham o valor unico por pessoa deste Buffet)








terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados



Olá, quero dividir com vocês o lindo presente que 'ganhei' do Dia dos Namorados. Ah...isso é tão pessoal.. poderão pensar...mas... no decorrer da postagem entenderão o porque. 





Um presente...é algo de valor totalmente subjetivo. Imponderável por qualquer um que não seja o presenteado. Há algum tempo eu decidira poupar um pouco minha vida pessoal e preservar o que me é de tão valioso: o Amor. Impetuoso... e algumas vezes despojado, entendi que algumas de minhas ações poderiam não atingir o objetivo de sua origem. E repartir o que é bacana, lindo, 'paidegua' como dizem no Pará, quase acabou por promover um fim. Antes da internet, a historia de vida de uma pessoa só existia dentre as pessoas ditas 'importantes', as de notoriedade social, cultural, artística e histórica. Mas..orkut´s, Hi5..Face...blog´s mudaram isso. E hoje, qualquer ilustre desconhecido delega-se a ser conhecido divulgando o que bem entende sobre sua própria vida. Cheguei ao blogger pelo Vendo e Sentindo, com o espirito de chamar á atenção das pessoas para aquilo que a circunda, para o que está no seu entorno e perceber o mundo maravilhoso que está vivo a sua volta, independentemente de qualquer que seja o nosso estado emocional. O Íris surgiu como o 'Olhar' do então blog que prezaria apenas aos textos, em que imagens seriam postadas com o mesmo intuito do V&S. 

Então...no dia 11 de junho de 2010, então 'avulso', decidi fazer uma postagem para o dia dos namorados.
'Solitário', me dei conta das programações e movimentos na cidade, para os casais na data comemorativa do dia 12. Junto ao texto publicado (que podem conferir clicando aqui) disponibilizei também um 'presente virtual' a todas amigas e leitoras que estavam sozinhas...e 'passariam aquela data em branco' assim como eu.  No texto, convocava aos solitários que fizessem programas com amigos e aproveitassem o espirito da data. (amar, dar amor...é um ato que não necessita de gênero... apenas de coração, porque também não carrega em si conotação sexual).

Recebi então, 4 comentários diretos, na postagem...mas... um acabou, por forças divinas, tendo uma atenção especial, pelo desenrolar.



A Mônica lamentara o fato de chegar atrasada para retirar meu singelo e humilde presente sem nenhuma pretensão. Ao encaminhar a ela, o presente, fui iluminado em proferir a frase:

"Você não é só uma data!". 

E foi assim que meu presente ganhou o espaço da pagina dela em comemoração ao nosso segundo ano  desta data, desde a então,  como pode ser visto abaixo. E mantemo-nos acima de sermos apenas uma ou tantas outras datas, ainda que hoje elas nos perfaçam também.


Então, se hoje, Dia dos Namorados, você estiver sozinho... leia minha postagem... e siga. Meu arranjo virtual ainda está lá...se quiser pega-lo...  porque de fato ninguém, assim como Mônica, é só uma data...mas,  hoje, meu coração tem uma 'dona'...e com ela muitas datas.

O que eu quero é que, mais do que pensar no fato de 'estar sozinho'...avulso...de repente mal amado... pense no Amor. No que faz por Ele...com Ele...como o divide, reparte, compartilha... se é capaz de pô-lo na palma da mão como a um pó e soprar para a humanidade... para que se espalhe no universo.

O amor é uma dádiva. Não o compramos...recebemos. Mas para perceber e desfrutar de suas qualidades é preciso estar em sintonia com tudo que o perfaz, como a paz de espirito, o desprendimento, a paciência, e toda a sorte de virtualidades possíveis. Seja feliz, sentindo-se feliz, primeiro sozinho sim... para que tenha o que dar a quem você tanto espera amar. E então...ser amado.

Feliz dia dos namorados para você.

Mônica, Feliz dia dos Namorados meu amor. Eu te amo. Obrigado a Deus por você..e por sua vida. E que ele continue lhe dando essa energia que tanto faz iluminar meu caminho.
Beijos.
ETA.JLM